Guidelines
Como definir a imagem da sua marca?
A principal causa da falta de qualidade de imagens no Mercado Imobiliário, tem a ver com a falta de Guidelines por parte das Marcas. O resultado desta falta de critério pode ser vista em qualquer Portal Imobiliário, com grande influência sobre a credibilidade das Marcas e dos seus Agentes junto do público.
A qualidade da imagem na promoção imobiliária é determinada por dois tipos de configurações: Guidelines Técnicas - dependentes do CRM utilizado assim como dos Portais Imobiliários para onde são exportadas as angariações e Guidelines Estéticas - mais ligadas ao gosto pessoal do Agente e à sua Cultura Visual.
A definição destas guidelines ganha uma importância acrescida, sempre que se trata de uma Marca que pretende ter uma imagem cuidada, coerente e acima de tudo profissional junto do mercado imobiliário.
Guidelines Técnicas
Ao carregar as imagens no CRM, as mesmas perdem qualidade pois o CRM vai procurar optimizar o espaço ocupado por todos os elementos multimédia: fotografias e vídeos.
Ao fazer a exportação do CRM para um Portal Imobiliário, a perda de qualidade pode aumentar agora pela otimização feita pelo Portal e com a sobreposição de logotipos e marcas de água nas imagens.
Saber quais as definições do CRM: proporção das imagens, qual o seu tamanho máximo e definição, permite que a Equipa do Photobooking crie os seus produtos com as características ideais para serem publicadas.
Por exemplo: as imagens originais e de elevada qualidade têm um proporção de 3:2, resolução de 2160x1440px e 2.5mb de tamanho do ficheiro. Ao serem carregadas no CRM passam a ter um proporção de 4:3 ou 16:9 ou outro (são "cortadas" ou "esticadas"), a resolução desce para 1200x800px e o tamanho do ficheiro cai para 50kb. Perde-se assim quase toda a qualidade inicial, as cores deixam de ser reais e surgem uma série de aberrações cromáticas que torna o resultado final, amador!
Guidelines Estéticas
A forma como as imagens são retocadas em pós-produção, condicionam o resultado final. A cultura visual ou "gosto" do Agente determinam qual a técnica que será aplicada nesta fase.
Edição PB (Photobooking) - as cores são calibradas para serem reais, elevado detalhe e controlo total da intensidade da luz. É o tipo de edição pedida pelas marcas de segmento de luxo que contam com clientes mais exigentes.
Edição HDR - é um processo automatizado de pós-produção utilizado por amadores. As imagens tendem a ficar mais baças e com perda de definição. As cores ficam alteradas e vários detalhes como vistas exteriores tendem a parecer irreais. No entanto, trata-se de uma questão de gosto pessoal e existem marcas que se identificam com este tipo de opção.
Veja os exemplos seguintes e confira a diferença das imagens com Edição Photobooking e Edição HDR. Basta deslocar o cursor que se encontra no centro da imagem: